Olá, meus queridos amigos!
Este mês tive a oportunidade de ler um ARC deste livro maravilhoso, e hoje trago a minha review completa.
“Vida Censurada“, escrito por Francisco Ramalheira, um livro de ficção histórica, foi publicado a 20 de Abril por Edições Velha Lenda, prefácio por Ricardo Correia e posfácio por Rui Pinto.
Quero agradecer à editora Edições Velha Lenda por me terem gentilmente fornecido o ARC deste livro. Todas as opiniões expressas nesta review são completamente minhas.
Sinopse

Vida Censurada conta a história de vida de dois melhores amigos, João Maia e Toni Ribeiro, ao longo dos quarenta e oito anos de Ditadura em Portugal, acompanhando o seu crescimento, entrada na vida adulta e separação, quando o rumo que dão à sua vida torna impossível a manutenção desta amizade de infância: João procura combater o regime, enquanto Toni ingressa na PVDE.
Esta obra é o recordar de um período que faz parte do lado mais obscuro da nossa História e que nunca, em situação alguma, pode voltar.
Liberdade: sempre
Não se esqueçam de adicionar este livro na vossa TBR do Goodreads: Vida Censurada
Link de Venda: Edições Velha Lenda
Sobre a Autora

Francisco Ramalheira nasceu a 22 de Julho de 1988, em Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação, com um Mestrado em Economia Social e Solidária, é o fundador da disciplina de Responsabilidade Social – um projecto pioneiro -, da qual é actualmente professor.
Foi chefe dos escuteiros e tirou ainda um curso de Escrita Humorística nas Produções Fictícias.
Tem como paixão a escrita e a literatura fantástica, tendo já integrado uma colectânea e lançado o seu primeiro livro dentro do género.
Mais importante ainda é o seu site ‘Caca Gambuzinos’, onde partilha através de textos bem-humorados a sua visão do mundo e divertidas críticas sociais.
Lançou ‘Um Livro de Caca – As Aventuras do Zé’, uma obra humorística baseada nas suas ‘Crónicas do Zé’, que conta com o prefácio do talentoso humorista David Cristina, em Setembro de 2020.
Aventura-se agora no romance histórico com a sua obra ‘Vida Censurada’, uma narrativa que se desenrola durante o regime ditatorial do Estado Novo.
Social Media Links: Goodreads | Edições Velha Lenda | Website | Twitter | Instagram | Facebook
A minha Review
Para aqueles que me conhecem bem, a afirmação “adoro ficção histórica” não é uma surpresa. Ela é verdadeira, e é igualmente fácil compreender o porque do meu entusiasmo ao conhecer este livro.
“Vida Censurada” é um livro que se foca na nossa história. O livro retrata um ambiente social, cultural e familiar durante o Estado Novo. Traz para as nossas mentes uma ligação não só com aquilo que aprendemos durante a escola, mas através das histórias populares e familiares.
“Vida Censurada” segue duas personagem principais, e não só. Começamos por conhecer João Maia e Toni Ribeiro, dois amigos de infância. Compreendemos como foi o crescimento deles até que a vida os leva por caminhos diferentes. Tornamo-nos próximos deles, compreendemo-lo, rimos e emocionamo-nos com cada momento que partilhamos com eles.
É com eles, e com todas as outras personagens que vamos conhecendo, que relembramos aquilo que aprendemos e nos contaram sobre aquele período na nossa história. Um relembrar do passado para que não se repita no futuro.

Algo que adorei foi a ligação familiar. A Família é um elemento importante, algo que para mim me aproximou ainda mais das personagens. Eu tenho também um forte ligação com a minha família. Somos do campo. Migrantes em França. Uma grande família com histórias loucas… Por isso, conhecer a família Maia e ver a proximidade do João ao seu avô, aqueceu o meu coração e me lembrou da minha relação com a minha avó, uma vez que também nós tinhamos algo em comum.
Todos nós nos vemos ou vemos alguém que conhecemos nestas personagens e isso é maravilhoso e deixou-me emocional pela conexão que estabeleci. No livro “Vida Censurada”, o autor abre uma porta para fazermos parte da família Maia e do grupo de amigos.
Como referi no início, o livro toma lugar em Portugal durante o Estado Novo, desde a implementação da Ditadura Militar e extendendo-se ao longo dos quarenta e oito anos de Ditadura em Portugal. Claro está, “Vida Censurada” é apenas o primeiro livro, a primeira parte da história relatada. E mal posso esperar pela continuação.
Por ter lugar durante o Estado Novo, existem a temática da política e de todo o que o povo português viveu durante a Ditadura. O autor não nos atira as informações e factos, ele tece o dialogo, abre oportunidades de reflexão por parte das personagens e dos próprios leitores. E as notas de rodapé acrescentam informação para complementar o que é falado, algo que adorei ver.
Os assuntos são efetivamente colocados de uma forma dinâmica e interessante, até fácil de compreender. O Francisco Ramalheira traz também diversos tons no que toca a esta temática, aliás durante todo o livro é algo que é regular: O uso do humor. O equilibrio entre a seriedade da temática do Estado Novo, com a reflexão provocada e os momentos emocionais que relatam o que acontece (e aconteceu), só é possível graças ao humor adicionado.

Desta forma, a narrativa teve um tom maravilhoso. Soltei uns risos. Contive lágrimas e revolta. Relembrei o que me foi em tempos contado. Tudo numa história que me manteve cativa nas páginas. Mesmo quando pousava o livro após determinados momentos mais intensos, nunca era por algo negativo, mas sim porque a narrativa pedia a minha reflexão e pedia que respirasse fundo.
De modo geral, adorei! Realmente estou entusiasmada com a continuação. Quero saber o que acontece ao João e ao Toni, quero saber o que acontece à restante família Maia, quero saber o que acontece com tantas outras personagens que já conquistaram o meu coração.
Por fim… Obrigada, Velha Lenda, por apostarem em históricos. Obrigada, Francisco Ramalheira, por escreveres sobre a nossa história.
Não se esqueçam de comentar, não sejam estranhos.
Se tem alguma recomendação de livros que acham que deva ler, podem enviar uma mensagem usando o formulário na página Contact Me.
Se desejarem juntarem-se a mim e serem convidados no blogue, escrevendo um post sobre um tema à vossa escolha, vejam a página Guests Post para saberem mais e para preparamos a sua visita.
Love,
Jess