Olá meus queridos amigos!
Hoje foi a apresentação do novo livro da Sandra Carvalho, na Comic Con, assim como uma sessão de autógrafos logo a seguir. Se não conseguiram ir hoje não faz mal podem ir amanhã ao final da tarde à sessão de autógrafos.
Para quem, como eu não pode ir e amanhã também não poderá ir, se quiserem saber os meus pensamentos sobre o livro, continuem a ler este post. Não contém spoilers, pois vocês devem saber a minha opinião no assunto. Independentemente da vossa escolha, se ainda não tem o livro, recomendo-o.
“A Noite do Caçador“, de Sandra Carvalho, é um standalone no género da Fantasia, publicado a 4 de Setembro de 2019 pela Editorial Presença.
Todas as opiniões encontradas nesta review são completamente minhas.
Sinopse
Amaldiçoada pelos pares, a feiticeira Korinna implora ao renegado Theron que encontre uma cura para o seu tormento. O feiticeiro aceita ajudá-la, sem imaginar que o plano que engendrou resultará em danos maiores. Mikkel, o rapaz nascido da perversidade de Theron, irá crescer no seio de uma tribo humana, no Norte do Mundo, ignorando as suas origens e o propósito para o qual foi gerado. Ciente de que é diferente dos demais, terá de lutar para conquistar a confiança dos seus líderes e defender o povo dos implacáveis norrenos.
Confrontado com o seu destino, será forçado a empreender a arrepiante travessia dos Pântanos dos Danados. Porém, na terra onde lhe fora prometida salvação, a sorte armou-lhe outra cilada. Conseguirá Mikkel salvar a família dos feiticeiros que o perseguem, contrariar a maldição que o assombra e libertar a sua amada Kitta da cobiça do rei Uruz, enquanto explora a magia que pulsa no seu sangue? Ou sucumbirá à herança paterna que o compele a alimentar-se de vida, e acabará por se tornar o mais terrível dos Caçadores?
Uma aventura fantástica de autodescoberta e constante superação, construída sobre os laços da família, da amizade e do amor, e onde a força, a coragem, a lealdade e a determinação serão testadas a cada fôlego.
Links: Editorial Presença | Bertrand | Wook
Sobre a Autora
Sandra Carvalho é uma das autoras portuguesas mais conceituadas do romance fantástico. A Saga das Pedras Mágicas, que a Presença publicou também na coleção «Via Láctea», e que é constituída pelos títulos A Última Feiticeira, O Guerreiro Lobo, Lágrimas do Sol e da Lua, O Círculo do Medo, Os Três Reinos, A Sacerdotisa dos Penhascos, O Filho do Dragão e Sombras da Noite Branca, conquistou um vasto número de fãs entre os apreciadores do género. Depois de O Olhar do Açor e Filhos do Vento e do Mar, O Grito do Corvo é o último volume das Crónicas da Terra e do Mar.
Social Media Links – Website | Facebook | Instagram
Minha Review
“A Noite do Caçador” é um standalone ligado ao mundo da Saga das Pedras Mágicas, e ocorre durante um passado muito antes da linha temporal da Saga das Pedras Mágicas, quando os vikings ainda não se haviam estabelecido como tal.
Este livro tem três partes, a primeira segue Theron, um feiticeiro renegado, e é pelos seus olhos que aprendemos sobre os feiticeiros e recebemos um enquadramento histórico, descobrindo o motivo para ele ser renegado. É esta primeira parte que formas os pilares para os eventos que se seguirão.
A segunda parte segue a infância de Mikkel e aprendemos sobre a sociedade humana da época, sobre as regras e sobre o que é esperado. Aprendemos sobre as personagens, sobre as suas ligações uns com os outros. Acabamos por nos ligar à família de Mikkel, e sentimos que lutamos lado a lado dele.
A terceira e última parte é anos depois, e é o culminar de tudo. É tão intenso como anteriormente, se não mais. Descobrimos segredos escondidos, suspeitas são validadas, e batalhas ocorrem. Podia dizer mais, no entanto não quero estragar as vossas leituras e jornadas neste mundo.
Quanto às personagens… Bem, apesar de renegado e de tudo o que ele fez antes do livro começar e durante também, eu adorei o Theron desde a primeira página. Ele podia ter um passado sombrio e duvidoso, podia usar a magia obscura… mesmo assim, fiquei fascinada por ele. Pensando bem no meu historial, não é a primeira vez que uma situação destas me ocorre. E no final, continuo a amar momentos destes, quando personagens que se encontram na zona cinzenta do espectro, me fascinam.
Já Korinna… A primeira vez que li a sinopse comecei a rir, porque para além de leitora, reviewer e blogger, sou escritora também, e eu tinha acabado de escrever uma história cuja personagem principal se chamava Korinne. Dito isto, podem compreender o quanto entusiasmada estava para descobrir mais sobre ela. Claro que, assim que ela apareceu algo não estava certo. Não senti qualquer simpatia por ela, alias, ao contrário do Theron, ela parecia ser mesquinha. Adorei-a de um ponto de vista estrutural, não como pessoa, isto porque Korinna, para mim, foi uma personagem muito bem concebida. Claro está, enquanto com Theron até queria conhecê-lo melhor, com Korinna apenas não desejaria ser sua amiga.
Depois tem Mikkel. E Senhor do Céu! Eu adoro o Throst (personagem da Saga) e ele foi o meu primeiro book boyfriend, mas Mikkel… Também roubaste um bocadinho do meu coração. Ler a história pelo seu ponto de vista intensificou a experiência para mim. Vê-lo crescer, e vê-lo determinado. Vê-lo pensar na sua família e no povo, vê-lo lutar pelo que acreditar e procurar respostas para as suas origens. Adorei todos os momentos. E não me importo de o partilhar com a Kitta.
Podia descrever-vos sobre tudo o que pensei de cada personagem, contudo não o vou fazer. Quero que vocês tirem as próprias conclusões. Apenas posso dizer que todas as personagens me deixaram curiosa em algum momento, quer seja por um mistério que ainda não tinha descoberto, ou sobre algo que sabia ser uma mentira, ou sobre o facto de ter ficado em aberto e agora desejar que a Sandra Carvalho continue a história.
De uma forma geral, este livro foi diferente dos outros por se focar na ligações entre homens. Na lealdade entre irmãos de armas, na lealdade entre membros da família, nas relações com inimigos. Mostra um lado mais masculino do romance, não tão focado, mas igualmente perfeito no seu realismo. Deixa-nos interessadas em saber mais sobre a vida da tribo.
O livro está repleto de diversas emoções. Tem ação, segredos, momentos rápidos e complexos, e momentos leves e lentos. Tem batalha e tem amor. Tem compromissos e promessas. Tem juramentos e omissões. Tem morte e tem nascimento. Tem magia e tem Lobos.
Se recomendo o livro?… Claro! Tal como com todos os livros desta autora, eu recomendo-os. Para quem não conhece os livros dela, é um bom começo.
Don’t forget to comment, don’t be stranger. If you have any book recommendation you can leave a message using the form on my Contact Me page.
If you are an author or publisher and want me to do a review of a book please check out my Request Review page to learn more about the reviewing policies.
I always welcome new books to add to my list and I’m always excited to do reviews and read books. And I’m open to debate and exchange opinions, so let’s talk.
Also, if you would like to join me as a guest on my blog, check out the Guests Post page to know more and contact me so we can start planing your visit.
Love,
Jess