Paranormal · Reviews

“Memórias de um Vampiro” Review

Hello Friends!

Leaving this message to my English only speakers friends and followers, as a warning since this is going to be a post in Portuguese.

To my Portuguese friends and followers… Enjoy!


Olá meus queridos amigos!

“Memórias de um Vampiro”, escrito por Rafael Loureiro, é o primeiro livro da Triologia Nocturnus, publicado a setembro de 2009 pela Editorial Presença.

Era para ter publicado esta review ontem, mas acabei por não conseguir vir ao computador para terminar de escrever o post. Mas aqui está a review.

Já tinha lido este livro à algum tempo, mas ainda não tinha escrito a minha review, e este verão decidi reler e finalmente publicar as minhas opiniões. Se vocês já leram o livro, digam-me nos comentários o que pensaram. Se ainda não leram, espero que dêem uma chance e entrem neste mundo.


Sinopse

Memórias de Um Vampiro é o primeiro volume de uma trilogia onde romance e aventura se combinam para nos abrirem as portas a um universo repleto de emoções intensas, valores supremos e conflitos arrebatados. Daimon DelMoona, nascido no século XVII, viu o seu mundo desmoronar-se quando a mulher que ia desposar morre. Do seu sofrimento é resgatado por uma vampira, que lhe concede o Novo Nascimento. E assim começa uma odisseia que atravessa os séculos para culminar numa batalha contra o tirano Alexander, um vampiro sedento de poder. Para travá-la, novas alianças terão de ser forjadas, e um amor com ressonâncias do passado terá de ultrapassar duros obstáculos. Mas conseguirá Daimon vencer esta cruzada e concretizar o seu amor sem fim?


Sobre o Autor

Rafael Loureiro, Professor de Educação Física, praticante e Mestre de Artes Marciais, nunca perdeu o gosto pela escrita que cultivou desde cedo.

Apaixonado pelo gótico e pelo Mito do Vampiro, fez uma incursão espiritual a este mundo oculto onde conheceu de perto a sua Alma e os seus Demónios. Decidiu então começar a descrevê-los nos seus poemas, assinando-os já como DelMoona, o seu alter-ego. Foi nessa altura também em que ergueu as suas vestes negras para jamais as deixar de usar.

Não satisfeito, decide escrever contos, aventuras, desse personagem que descobriu dentro de si. Um dia, é-lhe sugerido compilá-los num livro, e assim nasceu Memórias de um Vampiro, publicado em Edição de Autor em 2007 e posteriormente pela Editorial Presença em 2009. Naturalmente seguiu-se a sequela com Ascensão de Arcana, publicado primeiramente também em Edição de Autor, e por fim A Redenção.

Toda a sua narrativa constitui um paralelo muito próximo da sua própria vida e da sua realidade, de acontecimentos que se passaram consigo e se traduzem, claro, na realidade de Daimon DelMoona.

Em 2016 termina um novo livro, Cinzas de um Novo Mundo, um romance num universo tech noir, uma ramificação independente do universo da Trilogia Nocturnus.

Social Media Links – Website | Facebook | Instagram


Minha Review

“Acredito que nós durante a nossa vida nos cruzamos com situações pelas quais o destino nos obriga a passar, mas o caminho entre elas, somos nós que o fazemos com as nossas decisões.” (p. 28)

Li e reli o livro. Continuo a adorar diversos aspetos deste livro, e em breve falarei deles. Primeiro quero referir que conheci o Rafael Loureiro, o autor deste livro, em 2016, li os livros na altura, e tinha prometido dizer o que achava enviando-lhe uma mensagem, infelizmente o tempo pareceu fugir das minhas mãos e nunca mais fiz o prometido. Bem, agora que voltei a ler, decidi que tinha de ser, tinha de (para além de enviar mensagem) escrever uma review. E aqui está ele.

Quanto aos aspetos que gostei neste primeiro livro. Comecemos pelo principio.

Primeiro, adorei que houvesse um Léxico, porque isso ajuda imenso quando entramos num novo mundo e existem vários elementos no mundo e na sociedade que precisamos de saber, e poupa trabalho a tira notas.

Segundo, o prólogo e a história da origem dos vampiros. A ligação ao anjo Tiriel e a Deus e cria ligações desde o início, deixando-nos a questionar diversos assuntos.

Terceiro, as personagens… Este livro encontra-se na primeira pessoa. Seguimos um homem cujo o nome “desconhecemos” (sabes devido à sinopse, mas apenas sabemos verdadeiramente que é ele até ao capítulo IV), e é pelos seus olhos que somos introduzidos a um grupo de personagens peculiares e interessantes, tão diferentes uns dos outros.

Por causa dessas personagens, boas e más, somos transportados numa máquina do tempo, visitando outros tempos e outros locais. Somos levados a querer saber mais sobre as personagens sobre a sociedade Nocturnus.

Depois existe a ação. Tem muita ação. Combates que nos fazem sentir que estou presentes de uma maneira rápida e entusiasmante, tal como se estivéssemos a jogar um jogo de consola que nos coloca no fundo da cadeira e quase a saltar.

“Nessa noite mudei. Obviamente já havia mudado antes, mas esta transformação foi diferente, foi interior, foi na Fé. Afinal o Deus distante realmente existia, podia ser bom ou mau, mas estava lá em cima, naquele céu noturno olhando para baixo e, quem sabe,  olhando para mim e talvez já arrependido de ter levado para si a outra parte da minha vida, a minha da dama de cabelos ruivos.” (p. 40)

E não me posso esquecer, claro, da temática religiosa e toda a ideia de destino e reencarnação. Da primeira vez tive imensas questões sobre as relações de diversas personagens tendo em conta esse mistério, e confesso que depois de reler continua a provocar a minha mente a questionar sobre a vida, sobre a nossa existência e alma. Por isso, esse aspeto é um dos que mais adorei e considero importante para mim, como razão para recomendar o livro.

Por fim, quero apenas dizer que quando virem o livro, ele é pequenino, mas isso não interessa. Podia ter algumas coisas extra que gostava de saber melhor ou de ver melhor, talvez, mas estava tão embalada que nada disso me importou. Isto porque o autor foi capaz de me cativar para a sua história, e para mim é isso que importa verdadeiramente.

Através da escrita de Rafael Loureiro, deduzi, emocionei-me e questionei. Vivi em localizações quem nem sempre estavam identificadas em concreto. Vivi em tempos passados. Senti tristeza pelas personagens, tal como alegria e revolta, medo e entusiasmo.

E no final, tive de ir fazer o teste e descobrir a verdade sobre mim.


Don’t forget to comment, don’t be stranger. If you have any book recommendation you can leave a message using the form on my Contact Me page.

If you are an author or publisher and want me to do a review of a book please check out my Request Review page to learn more about the reviewing policies.

I always welcome new books to add to my list and I’m always excited to do reviews and read books. And I’m open to debate and exchange opinions, so let’s talk.

Also, if you would like to join me as a guest on my blog, check out the Guests Post page to know more and contact me so we can start planing your visit.

Love,

Jess

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s