Fantasy · Reviews

“A Última Feiticeira” Review

Hello Friends!

Leaving this message to my English only speakers friends and followers, as a warning since this is going to be a post in Portuguese. I love this book and I’m so happy I can finally leave my review, after years of know this world and loving it so much.

To my Portuguese friends and followers… Enjoy!


A Última Feiticeira“, escrito por Sandra Carvalho, é o primeiro livro da Saga das Pedras Mágicas, publicado a 13 de abril de 2005 pela Editorial Presença.

Não li este livro apenas uma vez, li diversas vezes desde que conheci a Saga quando tinha 12 anos. Encontro-me agora a partilhar alguns dos meus pensamentos e memórias e o quanto este livro significa para mim.

Agradeço à Sandra por esta história e por todo o apoio.

Todas as opiniões encontradas nesta review são completamente minhas.


Sinopse

6333188O fantástico épico está novamente de parabéns com mais uma estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em A Saga das Pedras Mágicas os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.

Onde comprar – Presença | Bertrand | Wook | Fnac


Sobre a Autora

Sandra Carvalho é uma das autoras portuguesas mais conceituadas do romance fantástico. A Saga das Pedras Mágicas, que a Presença publicou também na coleção «Via Láctea», e que é constituída pelos títulos A Última Feiticeira, O Guerreiro Lobo, Lágrimas do Sol e da Lua, O Círculo do Medo, Os Três Reinos, A Sacerdotisa dos Penhascos, O Filho do Dragão e Sombras da Noite Branca, conquistou um vasto número de fãs entre os apreciadores do género. Depois de O Olhar do Açor e Filhos do Vento e do Mar, O Grito do Corvo é o último volume das Crónicas da Terra e do Mar.

Social Media Links – Website | Facebook | Instagram


A Minha Review

20190615_143142Quando muitas pessoas me perguntam sobre a minha infância e adolescência, sobre como comecei a ler e sobre os meus livros favoritos, as minhas respostas tendem a cruzar-se. O livro que me vez realmente compreender, quando tinha dez anos, que adorava ler foi “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” de Julio Verne, mas foi dois anos depois que os livros da Sandra Carvalho me conquistaram e fora a luz no topo do poço que me deu forças para subir e ver o mundo novamente, desta vez com diferentes olhos.

Porque razão estou a falar disto na minha review? Porque quero que todos percebam o quanto importante as palavras escritas num livro podem ter. E porque a Jéssica escritora podia nunca ter existido se não fossem por esta Saga. Ela deu-me inspiração e um novo fogo começou a arder na minha alma.

A Última Feiticeira” foi o começo para uma longa e ongoing relação como os livros, com uns outros olhos. Foi com a Cat que compreendi diversos aspetos da vida, por mais hilariantes que por vezes as descrições fossem para a minha mente de doze anos.

Tal como a Cat, eu venho de uma família numerosa, não por ter muitos irmãos ou por ser a mais novas, na verdade sou irmã mais velha de um único rapaz sete anos mais novo que eu. De qualquer das formas, o meu pai é um de sete, eu sou uma das mais novas de dezassete netos e isto é apenas da família paterna, pois da família materna tenho muitos primos igualmente. Por isso, quando digo que compreendo o caos que é viver numa grande família, acreditem. E decorar dezenas de nome foi sempre fácil para mim pelos anos de treino.

20190609_191329Quando finalmente tive o livro nas mãos, graças à minha querida mãe, e entrei finalmente no mundo da Saga, senti que estava a conhecer um mundo fantástico muito especial. Agora, sempre que o releio sinto que é como regressar a casa após viajar durante anos por outras terras, sentido sempre um toque de saudade no meu coração.

E tudo começou com:

“Existe uma recordação que guardarei enquanto viver: o rosto de uma menina, reflectido na superfície da água, com os longos cabelos negros e encaracolados caindo sobre as faces rosadas, os olhos brilhando mais do que estrelas e o sorriso denunciando uma felicidade que só a inocência pode conceber.”

E estava rendida.

Ainda me lembro de rir nas aulas ao lembrar de certas passagens e descrições, de comentar com as minhas amigas sobre esta menina que tinha poderes mágicos e que tinha uma missão muito importante no seu mundo. No entanto, ninguém me ouviu. Ninguém excepto a minha mãe e avó que em breve ficaram cativadas pelas palavras brilhantemente escolhidas da Sandra Carvalho.

Agora, jovem mulher, vejo outros promenores, vejo as descrições, o ambiente, o que aparentemente fora invisível… E cada vez que leio os livros, é uma experiência totalmente diferente. Quanto a este, o reentrar no livro, o reconhecer a Cat, o Edwin, o Tristan, o Aled, o Berchan, o Stefan, o Quinn, e todos os outros que entram em cena desde principio ao fim do livro, quer sejam personagens boas ou malvadas… é uma benção aos meus olhos.

20190811_203211Neste livro somos introduzidos a Cat, aos seus irmãos e amigos. Somos introduzidos a um mundo onde existe magia e onde existem visões do futuro e profecias. E ao tentarmos desvendar os segredos, damos por nós cada vez mais no interior de um mundo, sentido-nos ligados a Cat, empatizando com ela, sinto a sua revolta, confusão e força a crescer com cada página. É essa ligação que torna o livro muito especial para mim.

Depois existem as descrições que nos transportam para um mundo distante, num tempo passado, onde as regras da sociedade eram diferentes do mundo moderno em que vivemos. Descrições que foram o meu escape quando tinha doze anos e que continuam a ser ainda hoje. Descrições brilhantes que apelam os nossos sentidos e emoções. E nos levam a compreender o enquadramento da história da Cat.

Por isso, e por cada um dos momentos inesperados e emocionais que aconteceram, recomendo agora e sempre este livro e todos os da Saga. Todos nós merecemos viver esta história. Vivermos com todas as personagens e seguirmos a Cat neste livro, descobrindo verdade, desvendando mistério, batalhando contra o mal, encontrando a felicidade nas memórias e nos pequenos momentos de paz, nos pequenos momentos de encher o coração de amor. Merecemos viver uma fantástica aventura.

“Éramos filhos da floresta, dilhos da terra, filhos do ribeiro e do lago, filhos do Sol e do Ar. Éramos felizes.”


Don’t forget to comment, don’t be stranger. If you have any book recommendation you can leave a message using the form on my Contact Me page.

If you are an author or publisher and want me to do a review of a book please check out my Request Review page to learn more about the reviewing policies.

I always welcome new books to add to my list and I’m always excited to do reviews and read books. And I’m open to debate and exchange opinions, so let’s talk.

Also, if you would like to join me as a guest on my blog, check out the Guests Post page to know more and contact me so we can start planing your visit.

Love,

Jess

Advertisement

3 thoughts on ““A Última Feiticeira” Review

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s